segunda-feira, 21 de abril de 2014

resumo do PCNS


      Parte I

Objetivos reorganização do ensino fundamental no brasil

discussões principais gira em torno do domínio da leitura e da escrita dos alunos 

Repetência é mais visualizada nas duas primeiras series e na 5ª serie, no primeiro pela dificuldade de alfabetização; no segundo por não conseguir levar os alunos ao uso apropriado de padrões da linguagem escrita, condições primordial para que continuem a progredir

Criticas mais frequentes
1-desinteresse dos alunos
2-excessiva valorização da gramatica normativa e o consequente preconceito contra as formas de oralidade e as variedades não-padrão

Apreender a língua é não somente aprender palavras e saber combina-las em expressões complexas, mas apreender pragmaticamente seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas entendem e interpretam a realidade e a si mesmas.

intertextualidade quando textos de outras discussões se relacionam com os assuntos discutidos nas discussões atuais

Variáveis do ensino-aprendizagem

1-aluno- sujeito da ação de aprender
2-objeto de conhecimento- conhecimentos discursivos implicados nas práticas sociais de linguagem
3-conceitos de texto, leitura e escrita


  • proposta pertinente
  • pratica difícil, complexa, utópica
  • perspectiva educacional
  • realidade local/ regional
  • metodologia de ensino
  • princípios na área de língua/ linguagem
  • trabalhar língua como pratica social
Condições para o tratamento do objeto de ensino: o texto como unidade e a diversidade de gêneros


A noção de gênero, constitutiva do texto, precisa ser tomada como unidade de ensino

O critério para a escolha de textos a serem usados na escola deve privilegiar textos de gêneros que aparecem com maior frequência na realidade social.

  1. textos escritos
  2. textos orais
  3. textos literários = dar forma ás experiências humanas, fonte de produção, apreensão de conhecimento
O que? Para que? E como ensina-las?


Língua Portuguesa se articula em dois eixos


  1. uso da língua oral e escrita
  2. reflexão sobre a língua e linguagem
De maneira mais especifica, considerar a articulação dos conteúdos nos eixos citados significa compreender que tanto o ponto de partida como a finalidade do ensino da língua é a produção/ recepção de discursos


A seleção dos assuntos deveria priorizar dois critérios


  1. necessidade dos alunos
  2. possibilidades de aprendizagem
As necessidades dos alunos definem-se a partir dos objetos colocados para o ensino


As possibilidades de aprendizagem, definem-se a partir do grau de complexidade do objeto e das exigências da tarefa proposta

Ambas as necessidades e possibilidades são determinadas pelos conhecimentos já construídos pelos alunos 

Fatores

  • necessidades dos alunos
  • possibilidades de aprendizagem
  • grau de complexidade do objeto
  • exigências da tarefa
A escola e ao professor cabe a tarefa de articular tais fatores, não apenas no sentido de planejar situações didáticas de aprendizagem, mas organizar a sequenciação dos conteúdos que for, de um lado, possível a seus alunos e, de outro, necessária, em função do projeto educativo escolar

Uso-reflexão-uso

Linguagem mediação de conhecimento

Parte II

3º E 4º CICLO

Compreender alunos de 11 e 15 anos

  • sexualidade
  • mudanças de auto-imagem
  • infância fica de lado
  • transformações corporais
  • reconstituição da identidade
  • diferenças
  • unidade de trabalho
Os conteúdos que serão apresentados para o ensino fundamental no terceiro e no quarto ciclo são aqueles considerados como relevantes para a constituição da proficiência discursiva e linguística do aluno em função tanto dos objetivos especifico colocados para os ciclos em questão quanto dos objetivos gerais apresentados para o ensino fundamental, aos quais aquele se articulam

Os adolescentes desenvolve um tipo de comportamento e um conjunto de valores que atuam com forma de identidade, esse processo naturalmente, tem repercussão no tipo de linguagem por eles usada, por isso que se fala em uma linguagem de adolescente

A diferença constitutiva do sujeito

A boa situação de aprendizagem é aquela que apresenta conteúdos novos ou possibilidades de aprofundamento de conteúdos já tematizados, estando ancorada em conteúdos já constituídos.











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