terça-feira, 1 de abril de 2014

Diário de bordo

                             Diário de bordo da terceira aula dia 31/03/2014


     A terceira aula do mês de Março a última por sinal dia 31 começa com uma retrospectiva da segunda aula,onde foi abordado o tema PCNS e proposta a leitura do mesmo.
     Foi abordado no começo da terceira aula qual o real objetivo do PCNS, onde ele trabalha exclusivamente, focado na leitura e escrita e para não perder o habito alguns alunos deram novamente as suas opiniões sobre o tema, um tema muito polêmico que gera controversas com a educação aplicado no sec.XX.
     Na segunda parte da aula a professora adentra nos Aportes Teóricos: as relações de linguagem, língua, texto e discurso, onde esses conceitos iram variar de acordo com a noção de língua, onde iremos encontrar três concepções da língua: espelho do pensamento, instrumento de comunicação e ação e interação.
     Sempre fazendo relações com os PCNS é apresentado língua como representação do pensamento, onde exclusivamente o autor é senhor de suas ações e de seu dizer, língua como instrumento de comunicação no qual o texto é um simples produto de codificação de um emissor, língua:ação e interação.
     Vimos também elementos que dão unidade ao texto, todos eles encontrados nos PCNS como: coesão, coerência,intencionalidade,aceitabilidade,informatividade,situacionalidade e intertextualidade.
     Algumas abordagens pedagógicas: alfabetização, letramento(s), letramentos múltiplos,letramentos(digitais) e novos letramentos.
    Essas abordagens pedagógicas não ficou muito clara para mim, não sei o que seria essa abordagens peço a senhora que ao final da leitura do diário deixe explicito o que seja essas abordagens pedagógicas.
    E por fim como de práxis roda de leitura com três alunos, onde foi apresentado um clássico "A hora da estrela" e dois romances "O menino do pijama listrado" e o outro não me recordo e assim termina a aula de leitura e produção de texto em língua portuguesa  do dia 31 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário